O holofote do tipo DS é uma opção manualmente controlada, projetada para ser operada diretamente de trás do próprio holofote. Esta variante DS é escolhida devido à sua eficiência em termos de custo, sendo ideal para pontes menores e abertas, onde há acesso direto ao holofote do lado de fora.
Os dispositivos de direção manual se destacam pela alta qualidade, robustez e funcionalidade. A instalação é simples e os sistemas são de fácil manutenção, sendo projetados para operar de forma confiável mesmo nas condições mais adversas.
O holofote do tipo EF é controlado eletricamente, operado a partir de um painel de operação dentro da cabine de comando. O painel de operação está conectado a uma fonte de alimentação dedicada (por Xenon) que controla o holofote. Halogênio e LED não possuem nenhuma fonte de alimentação externa. O painel de operação inclui um joystick para movimentação precisa do holofote. Opcionalmente, os painéis do holofote podem ser equipados com foco, interruptor de posição zero e indicação digital de posição.
Antes de transitar pelo Canal, a embarcação deverá ser dotada de um holofote (projetor) que atenda às seguintes condições e especificações.
O holofote Seematz Suez Canal cumpre as regras da SCA com 2 lâmpadas halógenas de 2.000 W para cada tipo de embarcação.
O X-light é o holofote LED da Seematz, equipado com uma cabeça giratória de 360 graus. Este holofote compacto foi desenvolvido especialmente para embarcações menores e de alta velocidade. Sua construção especial proporciona uma saída de luz excepcionalmente alta, aliada a um design compacto. Além disso, o X-light é notável por sua robustez, graças à estrutura que se move apenas em torno de seu próprio eixo. Isso o torna ideal para uso em navios de alta velocidade que enfrentam ondas com impacto vigoroso. O X-light é especialmente indicado para uso em balsas rápidas, barcos de apoio, embarcações de tripulação e embarcações de trabalho velozes.
O holofote tipo WS é manualmente controlado e operado abaixo do convés, dentro da cabine de comando. Ele é instalado no teto da cabine de forma estanque à água.
Esta versão do holofote, WS, é escolhida não apenas por sua eficiência de custo, mas também pela capacidade de permitir uma operação precisa e rápida manualmente, diretamente da cabine de comando.
Ademais, existe o holofote tipo WH, similar ao tipo WS, exceto por possuir uma coluna mais alta no topo da cabine de comando.
O holofote tipo DH é controlado manualmente, permitindo o controle direto atrás do próprio holofote. Similar ao tipo DS, o tipo DH apresenta uma coluna mais alta, possibilitando a operação do holofote em posição vertical, sem a necessidade de um suporte de montagem separado para a luz.
Essa versão do holofote é uma escolha econômica, devido ao seu preço acessível, sendo ideal para pontes menores e abertas, que oferecem acesso direto ao holofote externamente.
O holofote do tipo WH é um holofote controlado manualmente, operado abaixo do convés de dentro da cabine de comando. O tipo WHS é uma versão de holofote relativamente econômica, que também é escolhida porque permite uma operação rápida e precisa.